Exames Realizados

EXAMES AUDIOLÓGICOS REALIZADOS NA CLÍNICA DE FONOAUDIOLOGIA DA UFSC

AUDIOMETRIA TONAL LIMINAR: É realizada com o objetivo de determinar a menor intensidade que a pessoa escuta. O seu resultado indica se a pessoa apresenta audição normal ou perda auditiva.

e2

LOGOAUDIOMETRIA (AUDIOMETRIA VOCAL): É um exame que avalia a resposta das pessoas para diferentes tipos de sons de fala e seus resultados auxiliam na determinação do tipo de perda auditiva.

AUDIOMETRIA COM REFORÇO VISUAL: indicada para bebês de 6 meses até, aproximadamente, 2 anos de idade.

AUDIOMETRIA LÚDICA: indicada para crianças de 2 a 5 anos de idade.

MEDIDAS DA IMITÂNCIA ACÚSTICA: Fornecem informações a respeito do funcionamento da orelha média. Indicada para todas as faixas etárias e seu resultado auxilia na determinação do tipo de perda auditiva. Antigamente conhecida como Impedânciometria.

EMISSÕES OTOACÚSTICAS EVOCADAS E TESTE DA ORELHINHA: Fornece informações a respeito do funcionamento das células ciliadas externas (localizadas na cóclea). Podem ser realizados em qualquer faixa etária e seus resultados auxiliam na determinação do tipo de perda auditiva. Quando realizado em recém-nascidos, este exame é chamado de Teste da Orelhinha.

POTENCIAIS EVOCADOS AUDITIVOS DO TRONCO ENCEFÁLICO – PEATE: Também conhecido como BERA, fornece informações a respeito do funcionamento do nervo auditivo e da via auditiva do tronco encefálico. Auxilia na determinação do limiar auditivo da pessoa e pode ser realizados em qualquer faixa etária.

AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO (CENTRAL): É realizada mediante a aplicação de uma bateria de testes que avaliam o funcionamento do sistema nervoso auditivo central e as habilidades auditivas. Pode ser realizada a partir dos 6 anos de idade.

e3

AVALIAÇÃO VESTIBULAR: Utilizada para avaliar as alterações do sistema vestibular. Esse exame pode ser solicitado pelos médicos quando o paciente tem queixas de tonturas, desequilíbrios, quedas, zumbido etc.

e4

OBS: NÃO REALIZAMOS OS EXAMES DE VIDEOFLUOROSCOPIA, VIDEOLARINGOSCOPIA, NASOFIBROSCOPIA E AFINS.