Exames Realizados

EXAMES REALIZADOS NA CLÍNICA DE FONOAUDIOLOGIA DA UFSC

AUDIOMETRIA TONAL LIMINAR: É realizada com o objetivo de determinar a menor intensidade que a pessoa escuta. O seu resultado indica que a pessoa apresenta audição normal ou perda auditiva.

e2 e1

LOGOAUDIOMETRIA (AUDIOMETRIA VOCAL): É um exame que avalia a resposta das pessoas para diferentes tipos de sons de fala e seus resultados auxiliam na determinação do tipo de perda auditiva.

MEDIDAS DA IMITÂNCIA ACÚSTICA (Antigamente conhecida como Impedânciometria): Fornecem informações a respeito do funcionamento da orelha média. Indicada para todas as faixas etárias e seu resultado auxilia na determinação do tipo de perda auditiva.

AUDIOMETRIA INFANTIL: É realizada com o mesmo objetivo da Audiometria Tonal Liminar, ou seja, nesse caso determinar o limiar auditivo da criança (a menor intensidade em que ela escuta).

AUDIOMETRIA DE REFORÇO VISUAL: indicada para bebês de 6 meses de idade, até aproximadamente 2 anos de idade.

AUDIOMETRIA LÚDICA: indicada para crianças de 2 a 5 anos de idade.

EMISSÕES OTOACÚSTICAS EVOCADAS (Mais conhecido como o “Teste da Orelhinha”): Fornece informações a respeito do funcionamento das células ciliadas externas (localizadas na cóclea). Podem ser realizados em qualquer faixa etária e seus resultados auxiliam na determinação do tipo de perda auditiva.

POTENCIAIS EVOCADOS AUDITIVOS DO TRONCO ENCEFÁLICO (PEATE – mais conhecido como BERA): Fornece informações a respeito do funcionamento do nervo auditivo e da via auditiva do tronco encefálico. Também auxilia na determinação do limiar auditivo da pessoa e pode ser realizados em qualquer faixa etária.

AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO (CENTRAL): É realizada mediante a aplicação de uma bateria de testes que avaliam o funcionamento do sistema nervoso auditivo central. Pode ser realizada a partir dos 6 anos de idade.

e3

AVALIAÇÃO VESTIBULAR: utilizado para avaliar as alterações do sistema vestibular. Esse exame pode ser solicitado pelos médicos quando o paciente tem queixas de tonturas, desequilíbrios, quedas, zumbido.

e4